Quando o assunto é decoração, um dos itens que mais faz pelo ambiente é o papel de parede. Versátil, o acabamento dá cor, textura e transmite sensações únicas ao seu projeto.
Muitas pessoas, no entanto, ainda sentem dificuldades na hora de escolher o melhor papel de parede para aplicar em um cômodo, além de ter dúvidas sobre a manutenção e como garantir mais durabilidade. Se você for uma delas, calma, respira, que nós da Neo Interiores temos algumas dicas para que você não queira sair do cômodo decorado.
1 – Onde aplicar?
O primeiro ponto é escolher em qual parede será aplicado o papel de parede. Geralmente paredes de fundo são as ideais para esta missão, criando um ponto focal de destaque ao se entrar num cômodo.
Outra alternativa é a parede onde se vai ter algum outro elemento, como uma cabeceira de cama ou molduras. Lembre-se de garantir que os elementos podem ter variedade, porém devem conversar entre si de alguma forma. Para este fim, cores suaves cumprem um bom papel. Sempre ajuda contar com a ajuda de um profissional neste passo.
2 – Preparação
Sempre antes de aplicar um papel de parede é recomendado preparar a parede lixando-a. Passar uma lixa e selar as paredes antes é importante para a aplicação do revestimento, pois facilita a fixação e impede o descolamento. Este passo é importantíssimo nas laterais e nas pontas.
Outro ponto de destaque a se considerar é a cor da parede. Caso o papel de parede escolhido seja fino, uma parede de cor forte ou escura pode alterar a cor do papel escolhido.
3 – Tipos de papéis
Há uma ampla variedade de materiais de papéis de parede. Entre os principais, destacam-se: Tradicional, produzido a partir de celulose, Vinílico, feito de PVC e com alta durabilidade, TNT, de fibras naturais de lã e algodão e sintéticos, Emborrachado, em que a parede recebe uma camada de EVA, de Alto Relevo, com textura, e os Adesivos, utilizados como decoração complementar, não necessariamente como coberturas totais da parede.
4 – Limpeza
Agora que o papel de parede está aplicado, uma das grandes dúvidas é sobre a limpeza. A maioria dos papéis atuais não mofa ao longo do tempo, o que permite que até mesmo panos úmidos sejam utilizados para limpar sujeiras pesadas. “Misturinhas” de água, sabão e bicarbonato operam milagres, tirando manchas mais fortes.
Já aquelas sujeiras mais leves, do dia a dia, podem ser resolvidos com um simples pano seco.
5 – Durabilidade
Cuidados como a limpeza ajudam que o papel de parede alcance durabilidade de anos, maior do que o habitual. A troca do papel acaba sendo somente em caso de opção, o que torna a escolha do papel de parede uma ótima alternativa à pintura tradicional.
É importante que se evite sujeiras e marcas comum em ambientes, como bater cadeiras na parede com o papel aplicado, por exemplo. Sempre deixe espaço livre para evitar marcas.
E aí, gostou das dicas? Consulte o time da Neo Interiores que nós temos as melhores soluções e orientações para suas necessidades em decorações.