As vidas de todos nós mudou muito desde 2020. Um grande contingente de pessoas se viu na necessidade de cumprir meses (talvez anos) de jornada de trabalho em regime home-office. Mas com o avanço amplo da vacinação, até mesmo as empresas que mais atrasaram o retorno aos escritórios e devolveram salas ou edifícios comerciais já traçam planos para a retomada de atividades presenciais com maior frequência.
No entanto, nem tudo será como era antes. Além das mudanças de comportamento que o distanciamento trouxe, há alterações na forma de se desenhar e decorar salas comerciais, seja para trazer mais conforto e aproveitamento do espaço pelas pessoas colaboradoras das empresas ou por questões de captação e retenção de talentos, com profissionais cada vez mais prezando por flexibilidade num cargo e nas empresas.
Acompanhe com a gente da Neo Design algumas dessas mudanças. Pode ser que alguma destas novas tendências seja a chave para conseguir fechar aquela posição estratégica tão difícil de encontrar a pessoa ideal.
Distanciamento ou mais espaço?
Quando as primeiras empresas retomaram as atividades presenciais, um detalhe chamou bastante atenção de muita gente: mais espaço entre mesas, baias ou estações de trabalho. Naquele momento isso era importante para ajudar a reduzir a transmissão do vírus. Só que a novidade agradou, afinal ninguém gosta de trabalhar esbarrando no colega ao lado.
A solução se incorporou ao design, e hoje vemos empresas apresentando seus escritórios com estações de trabalho amplas, rotativas e até mesmo com bancadas, balcões e mesas suspensas. Tudo para agradar quem quer mudar de “ambiente” ao longo de uma jornada de trabalho, garantindo maior produtividade e satisfação.
O open office veio para ficar
Nem mesmo o coronavírus foi capaz de ressuscitar os cubículos. Escritórios das mais diferentes áreas tem prezado pela integração entre pessoas, derrubando barreiras físicas em favor de conceitos abertos.
Aqui também entram mesas de reunião integradas a estações de trabalho, sem haver de fato a necessidade de uma sala – esta fica restrita a reuniões estratégicas ou confidenciais. Móveis modulares também são uma solução para espaços restritos e podem ser usados para acomodar esses diferentes métodos.
Área Verde
A natureza está em alta também no design. Tanto a presença de plantas quanto de áreas abertas é importante para entregar essa conexão tão procurada. Além disso, empresas preocupadas com certificações verdes podem colher ótimos resultados optando por soluções com madeira de reflorestamento e uso de materiais biodegradáveis.
Luz natural, como explicamos em outro texto aqui no blog, também é importante para a disposição das pessoas do time, bem como a preocupação com a ventilação e climatização dos ambientes.
“Casa longe de casa”
Parece slogan de caminhão ou posto de estrada, porém este é um ponto importante: a experiência de trabalhar de casa mudou a forma como pessoas se relacionam com o trabalho. O design que melhor mesclar elementos residenciais com comerciais sai na frente para o clima e o engajamento do time.
Seja incorporando “cantinhos de descompressão” para pausas curtas, espaços para quem quiser aproveitar um tempo que sobra após o almoço para ler ou estudar algo fora do trabalho, ou até mesmo as já conhecidas áreas de recreação comum, como a prática de tênis de mesa ou pebolim/totó, designs que foquem na relação das pessoas com o espaço tem tudo para motivar mais o time rumo a metas.
E você, já adota alguma dessas medidas em sua empresa? Fale com o time da Neo Design e saiba como entregar uma experiência de trabalho melhor para sua equipe por meio do design.